Como evitar acidentes com scooters elétricas: 7 dicas para pilotar com mais segurança

Quer pilotar sua scooter elétrica com mais tranquilidade? Veja 7 dicas essenciais para evitar acidentes e se manter seguro nas ruas.

8/6/20252 min read

man in black jacket and black pants sitting on black motorcycle on road during daytime
man in black jacket and black pants sitting on black motorcycle on road during daytime

As scooters elétricas estão ganhando cada vez mais espaço nas ruas do Brasil. Mas junto com a praticidade, vem a responsabilidade: como pilotar com segurança e evitar acidentes?

Muita gente subestima o perigo por serem silenciosas e leves. Mas a verdade é que, em caso de queda, os ferimentos podem ser graves — mesmo em baixas velocidades. Pensando nisso, separei 7 dicas práticas pra você pilotar tranquilo(a) e com mais confiança.

1. Use sempre o capacete

Mesmo quando a lei não exige, o capacete é seu melhor amigo na pilotagem. Ele protege sua cabeça de impactos e pode ser a diferença entre um susto e algo sério. Prefira modelos certificados e com boa ventilação.

2. Verifique a scooter antes de sair

Cheque os freios, pneus, luzes e bateria. Se algo estiver estranho, melhor resolver antes de sair. Evite pilotar com peças soltas, barulhos incomuns ou com a bateria quase zerada.

3. Cuidado com buracos e desníveis

Scooters têm rodas pequenas, o que as torna mais sensíveis a buracos e calçadas irregulares. Reduza a velocidade em trechos duvidosos e mantenha atenção total ao caminho.

4. Evite pilotar com chuva

Além da pista escorregadia, a visibilidade diminui tanto pra você quanto para os motoristas ao redor. Se possível, espere a chuva passar — ou use capa e pilotagem extra cautelosa.

5. Use os dois freios com equilíbrio

Frear só com a roda da frente ou de trás pode causar tombos. O ideal é usar os dois freios ao mesmo tempo, com leveza, principalmente em curvas ou descidas.

6. Sinalize suas intenções

Assim como nas bicicletas, é importante mostrar com a mão quando for virar, olhar por cima do ombro e manter uma postura visível. Isso evita que carros e pedestres sejam pegos de surpresa.

7. Respeite os limites da sua scooter (e os seus)

Se a scooter é para até 25 km/h, não tente forçar mais que isso. Também evite pilotar se estiver com sono, distraído(a) ou usando o celular. Scooter exige foco total!

Segurança vem primeiro!

Pilotar scooter elétrica pode ser libertador — mas só se for com segurança. Coloque essas dicas em prática e aproveite ao máximo sua experiência, com menos riscos e mais controle.

Aproveite e confira este item que vai deixar sua pilotagem ainda melhor! Bolsa para scooter